MelhorEscola.net

        Curta essa escola

        MelhorEscola.net

              Curta essa escola

              4 passos para escolher a melhor escola

              Um breve guia para pais e mães encontrarem a melhor escola para seus filhos

               

              1- Definir a metodologia (ou filosofia) de ensino

              O mais importante para escolher a melhor escola é saber o conceito de educação mais alinhado ao perfil da família. Simplificando (bastante) as diversas metodologias de ensino existentes, há escolas que acreditam que o mais importante é ensinar o conteúdo programático e assim possibilitar que os alunos, quando formados, tenham maior liberdade para escolher a profissão e se encaixarem bem no mercado de trabalho – são escolas mais focadas no vestibular – e escolas que acreditam que o mais importante é que os alunos estejam conectados com eles mesmos, com as pessoas ao redor e com o ambiente – são escolas voltadas ao desenvolvimento humano. Muitas escolas tentam trabalhar estes dois lados, cada uma da sua forma e com mais ou menos sucesso em um dos "lados".

              Definir qual a filosofia de ensino da escola desejada, ou pelo menos a linha pedagógica, é essencial para o sucesso da escolha. Para entender um pouco mais sobre metodologias de ensino leia o artigo Qual a melhor escola para meu filho?.

               

              2- Localização da escola

              Onde a família mora? Qual será o meio de deslocamento das crianças? Quanto tempo para chegar na escola o aluno pode ou deseja demorar? A família considera mudar de endereço caso a melhor escola esteja em outro bairro? Essas são perguntas que a família pode responder antes de gastar sola de sapato e procurar as escolas. 

               

              3- Pesquisar informações sobre as escolas

              Depois de definir a metodologia de ensino e a região mais adequada, o pai ou mãe deve então pesquisar o máximo de informação sobre as escolas disponíveis. Guias impressos, sites de internet (como o MelhorEscola.Net) e visitas às escolas são essenciais para a tomada de decisão.

              O ideal nessa fase é conversar com outros pais e alunos das escolas e também com ex-alunos. Ver o que eles acham ou acharam da experiência na instituição de ensino.

              Outro fator importante para o processo de decisão é saber como os alunos performam em exames nacionais como ENEM ou vestibulares. Essa informação é importante em especial para aqueles pais que definiram como filosofia de ensino a formação mais voltada ao conteúdo programático e aos vestibulares.

              Ferramentas como o MelhorEscola.Net ajudam muito os pais nessa fase. É possível saber o endereço e telefone das escolas, comparar notas médias do ENEM, ver a opinião de pais e alunos e comparar os valores das mensalidades.

               

              4- Valor de mensalidade que a renda familiar suporta

              Em geral, os gastos com educação não devem superar 20% da renda familiar. Exceções são sempre possíveis, mas especialistas alertam para a possível sobrecarga na renda familiar e para o risco de inserir o aluno num ambiente com colegas de outra condição financeira e isso ser prejudicial a ele.

              Há também a possibilidade de pedir um percentual de bolsa às escolas. Há escolas que trabalham com bolsas para famílias de baixa renda e escolas que dão bolsas por mérito a alunos que se saem bem em provas a que são submetidos.

               

              Escolher a melhor escola é uma tarefa árdua e demanda bastante energia. Recomendamos bastante paciência, conversas com as pessoas envolvidas na decisão, busca de informações e visitas a escolas. Depois de escolher, é muito importante também acompanhar com a criança ou adolescente se a decisão foi satisfatória e se ele se sente bem no novo ambiente escolar.

               

              Boa sorte!

               

              E você, o que acha do processo de escolha da escola? Gostaria de compartilhar sua experiência ou incluir alguma informação nesse artigo? Se sim comente e copie possíveis interessados.

               

               
               
              MelhorEscola.net

              Estamos construindo um grande banco de dados com avaliações e depoimentos de pais e alunos sobre as escolas brasileiras. Participe! ;)

              O uso deste site implica na aceitação total do Termo de Uso. © Copyright 2015 - MelhorEscola.NET