MelhorEscola.net

        Curta essa escola

        MelhorEscola.net

              Curta essa escola

              Acessibilidade na escola, transformando o mundo num lugar para todos

              No Brasil existem atualmente 700 mil alunos com dificuldades motoras matriculados na educação básica.

              São três as principais causas que podem gerar dificuldades motoras nas crianças: congênitas, relacionadas ao nascimento ou doenças ou situações vividas durante a infância. Alguns exemplos destas causas são: doenças sofridas pela mãe durante a gestação do bebé como a rubéola, os partos prematuros, o uso de fórceps durante o parto, acidentes domésticos durante a primeira infância, traumatismos cerebrais, falta de oxigenação, surgimento de meningite, etc. Mas não devemos pensar apenas nos alunos e sim em toda a comunidade escolar como professores, diretores, funcionários, pais e familiares que também podem ter dificuldades motoras.

              Para eles existem um conjunto de leis e normativas no país que garante a toda comunidade o acesso ao sistema educativo em todos seus níveis em igualdade de condições.

              O censo escolar de 2014 mostra que três em cada quatro escolas não contam com recursos básicos para garantir este direito de acesso à educação.

              Os motivos são variados: a falta de recursos, as barreiras arquitetônicas que apresentam os prédios antigos, e até a falta de consciência sobre esta necessidade e a desinformação a respeito. Gerar uma mudança de consciência na população é a chave para conseguir uma mudança real. A inclusão é um assunto que deve preocupar a todos para que ninguém fique fora de nenhum âmbito, começando pela escola.

              Para os pais destes 700 mil alunos e para toda a comunidade educativa o MelhorEscola.Net lançou em maio deste ano uma ferramenta de busca que permite encontrar as escolas cujas instalações sejam acessíveis.

              A ferramenta funciona do seguinte modo:

              1-O usuário faz uma busca pelo nome da escola, cidade, bairro ou CEP.

              2-Será encaminhado para uma página com todas as escolas encontradas.

              3-Nesta página abaixo do número de escolas encontradas, o usuário deverá clicar no botão “Refinar busca”.

              4-Selecionar o filtro “Acessibilidade” para ver apenas as escolas que possuem acessibilidade.

              5-Clicar no botão “Aplicar filtros”. Desta forma o usuário poderá visualizar todas as escolas que atendem os seus critérios de sua busca (cidade, nome, bairro ou CEP selecionados inicialmente) e que possuam acessibilidade.

              Outra boa noticia é que o número de escolas que contam com acessibilidade está aumentando, no censo de 2010 apenas 14% das escolas contavam com as condições adequadas, em 2014 este número aumentou para 24%. A divida com pais, docentes e alunos ainda é grande e a situação é crítica, todos juntos devemos trabalhar para uma educação inclusiva, foi com esse objetivo que o MelhorEscola.Net melhorou sua ferramenta de busca e espera que possa ajudar toda a comunidade escolar.

              MelhorEscola.net

              Estamos construindo um grande banco de dados com avaliações e depoimentos de pais e alunos sobre as escolas brasileiras. Participe! ;)

              O uso deste site implica na aceitação total do Termo de Uso. © Copyright 2015 - MelhorEscola.NET