As 10 Melhores Escolas Particulares de São Paulo segundo pais, alunos e professores

Escolha a próxima escola do seu filho sabendo a opinião de pais, alunos e professores sobre ela.

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Uma das formas mais usadas para escolher a escola dos filhos é o boca a boca. Por isso, o site Melhor Escola criou o ranking "Melhores escolas particulares de São Paulo", segundo a opinião de pais, alunos, ex-alunos e professores. O ranking 2023 é uma reedição da iniciativa que foi criada em 2015 (veja o ranking 2015).

Quem tem filhos sabe que a escolha da escola é muito importante para a formação deles. Porém, são muitos fatores que influenciam para que os pais ou responsáveis façam a decisão de qual colégio matriculá-los. O preço, a infraestrutura da escola, a avaliação de outros pais, o sistema de ensino e o quadro pedagógico são apenas alguns dos itens que os pais avaliam.

Por isso, para participar do ranking, as escolas foram avaliadas nos seguintes critérios: infraestrutura, desenvolvimento socioemocional, participação da comunidade e motivação dos estudantes. A nota obtida é uma média geral dos critérios avaliados e pode ir de 0,5 a 5 e foram consideradas escolas que receberam no mínimo 45 avaliações feitas até 08 de janeiro de 2024.

+ Avalie a escola que você estuda ou estudou

+ Como conseguir uma Bolsa de Estudo no programa do Melhor Escola?

Veja as 10 primeiras colocadas no Ranking das Melhores Escolas Particulares de São Paulo:

1. Instituto de Educação José de Paiva Netto

10. Agostiniano Mendel Colégio

Nota: 4,42

Bairro: Vila Gomes Cardim

Veja as escolas particulares de São Paulo mais bem avaliadas no portal que oferecem bolsas de estudo, clicando aqui.

Melhores escolas particulares de São Paulo no ENEM 2019

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é uma das principais formas de ingresso no Ensino Superior. Assim, os pais que estão buscando as melhores escolas particulares de SP devem ficar atentos para a nota do Enem delas.  A seguir, criamos um ranking baseado nos dados públicos do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) da avaliação realizada em 2019.

A média geral das escolas do Brasil foi de 610,6. Já as instituições da capital paulista obtiveram a média de 614. Confira a seguir as 10 melhores escolas particulares de São Paulo no ENEM de 2019:

1. Objetivo Colégio Integrado

Localizada na Avenida Paulista, a escola recebeu a nota geral de 740,8 no ENEM.

2. Colégio Vital Brazil

Na Vila Butantã, o Colégio Vital Brazil obteve como pontuação no ENEM a nota de 729,9.

3. Colégio Vértice Unidade II

Com diversas atividades extracurriculares e localizado no bairro de Campo Belo, o colégio recebeu a nota geral de 728,3 no ENEM.

4. Colégio Mobile

Fundada em 1975 e atualmente localizada em Moema, a escola obteve a pontuação de 716,8 no ENEM.

5. Etapa III Colégio

Localizado na Vila Mariana, a escola obteve como média geral a pontuação de 702,5 no ENEM.

6. Augusto Laranja Colégio Unidade I

O colégio Augusto Laranja Unidade I, localizado em Indianópolis, recebeu como média geral a pontuação de 698,1 no ENEM.

7. Agostiano Mendel Colégio

Recebendo a nota geral de 694,4 no ENEM, a escola fica localizada no bairro de Vila Gomes Cardim.

8. Colégio Etapa

Localizado na Vila Mariana, o colégio recebeu a pontuação geral de 693 no ENEM.

9. Liceu De Artes E Ofícios De São Paulo

A escola Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo fica na Rua Da Cantareira e obteve nota média no ENEM de 688,7.

10. Colégio Pentágono - Unidade Morumbi

Com 50 anos de atuação, o Colégio Pentágono localizado na Vila Andrade recebeu nota 687,3 no ENEM.

Qual a escola mais barata de SP?

A escola mais barata de São Paulo é a Escolinha Pega Pega, que fica localizada no bairro Vila Camilópolis da capital paulista e oferece turmas para o Ensino Médio. Além disso, ela é uma instituição parceira do Melhor Escola e oferece bolsas de estudos de 50% de desconto.

O colégio ainda oferece toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus alunos e sua proposta pedagógica é a tradicional.