MelhorEscola.net

        Curta essa escola

        MelhorEscola.net

              Curta essa escola

              COMO PREPARAR E ORGANIZAR SEU LOCAL DE ESTUDO IDEAL

              Nada é mais importante para um estudante ou concurseiro quanto seu local de estudos. É o local onde você estuda, aprende, pratica e se prepara até o derradeiro dia da prova ou concurso. Mas será que seu local de estudo está te ajudando a aprender? É isso que vou te ensinar nesse artigo.

              Muitos estudantes pensam que qualquer lugar é lugar na hora de estudar, em partes eles estão até certos, só que nem para todo mundo funciona dessa forma, eu mesmo preciso de um lugar isolado onde eu fico sozinho com uma música de fundo, só assim eu consigo produzir mais.

              Saber escolher e organizar corretamente seu local de estudos impacta diretamente na qualidade do seu aprendizado. Nesse texto vou te passar um passo a passo para escolher um local de estudos ideal para você. Vou ajudar tanto aqueles que estudam em casa quanto aqueles que não tem um lugar de estudo fixo. Também quero vou te passar várias dicas de como organizá-lo corretamente para que seu aprendizado seja ainda mais eficaz. Espero que esse texto te ajude, boa leitura.

              Nem todos tem o mesmo local de estudos.

              O que você imagina quando pensa em um local de estudos ideal? Tenho certeza que a primeira coisa que vem em sua mente é uma mesa com livros sobre ela, em um quarto silencioso. Para falar a verdade o meu lugar de estudos não é muito diferente disso, só que não é porque eu gosto de estudar em um local como esse que você também gosta.

              Quem já acompanha o site a um bom tempo, sabe muito bem que minha principal proposta aqui é de que cada um tem sua própria maneira de estudar e aprender, e isso vale também em relação ao seu local de estudos. Por isso hoje vou te ensinar como estabelecer um local de estudos ideal para você.

              E como fazer isso? Primeiro através de uma atividade de reflexão interna, ou seja, conhecendo a si mesmo. Para isso eu vou te dar uma pequena ajudinha, com afirmações que eu mesmo desenvolvi para que você decida qual seu lugar de estudos ideal. Serão 3 partes, a parte 1 é para você descobrir qual seu local de  estudos, a parte 2 é para detectar seu nível de sociabilidade e a parte 3 vamos identificar como você prefere estudar.

              Anote em um papel ou no bloco de notas do seu computador as afirmações que você mais se identifica, ao final você responderá 3 questões que irão te ajudar a decidir qual o melhor local de estudos para você.

              #01 – O ambiente ideal

              Um local de estudos como mencionei anteriormente não é igual para todos. Então surge a dúvida, se não é igual como vou saber qual meu local de estudos? Simples, primeiro pensando um pouco sobre como você é. Abaixo vou apresentar para você duas afirmações e você vai decidir qual a afirmação é mais parecida com a que você acredita.

              • Prefiro ambientes isolados como um quarto ou sala.

              Pessoas com esse perfil preferem lugares isolados, onde elas possam ficar sozinhas para estudar e refletir sobre sua vida. Preferem iluminações artificiais, e ambientes mais escuros. Pessoas assim gostam muito de silencio, não gostam de conversa ao lado e no máximo permitem uma música de fundo.

              Local de estudo ideal para você: Seu quarto, um quarto de visitas, um local isolado em uma biblioteca, uma sala onde você possa ficar sozinho sem ser incomodado. Lugares onde você possa fechar a porta e ficar tranquilo com certeza é o melhor.

              • Prefiro ambientes abertos com muita ventilação ou ao ar livre.

              Pessoas com esse perfil não conseguem ficar em um quarto ou sala isolado, logo se sentem sufocados. Preferem estudar em uma varanda, praça ou qualquer lugar que tenha muita ventilação. Podem até estudar em um quarto, desde que esse tenha uma grande janela ou uma sacada para poder sentir o vento e ver a luz do sol.

              Local de estudo ideal para você: Varanda da sua casa, quintal com sombra, um parque, ou um local aberto onde você consiga ficar sossegado e concentrado nos estudos.

              Importante: Não é porque você está ao ar livre que deve ficar desatento aos estudos, lembre-se a atenção é o processo mais importante na aprendizagem.

              #02 – Sozinho ou acompanhado?

              Por mais que vários autores defendam que o estudo é algo a ser feito sozinho, essa afirmativa não serve para todos. Algumas pessoas não gostam de ficarem sós, elas preferem estar na companhia de alguém sempre, inclusive até aprendem mais quando estão com outras pessoas. Agora você irá descobrir se você é do tipo que prefere estar com as pessoas ou sozinho. Leia as afirmações e escolha a que você mais se identifica.

              • Gosto de ficar sozinho, refletir sobre minha vida. Minha companhia me basta!

              Eu sei, essa afirmação parece bem egoísta né? Mas verdade seja dita algumas pessoas preferem realmente ficar sozinhas, eu mesmo sou desse perfil, quando estou sozinho meus estudos e leituras rendem muito mais. Inclusive no meu trabalho eu prefiro estar só. Pessoas assim sempre procuram um ambiente onde não são incomodadas para ler um livro, escutar uma música ou simplesmente pensar na vida.

              Local de estudo ideal para você: Prefira estudar sozinho, evite estudos em grupos ou duplas. Você conseguirá compreender e memorizar melhor um conteúdo refletindo sozinho sobre suas leituras.

              • Sinto-me bem perto das pessoas, gosto de conversar. Adoro estar na companhia de outros!

              Pessoas do tipo sociáveis são assim, para elas a pior coisa é ficarem sozinhas. Gostam de ficar conversando na internet, por telefone ou pessoalmente. Pense um pouco, se você é do tipo sociável a pior coisa para você seria passar 4 horas trancada num quarto sozinho estudando. Por isso cada um deve ter seu local de estudo específico. Pessoas sociáveis preferem locais como uma sala de aula, uma biblioteca cheia um parque bem movimentado ou estudo em grupo ou dupla.

              Local de estudo ideal para você: Prefira estudar em grupo ou dupla com um colega. Caso não tenha, escolha lugares onde há movimento de pessoas ou tenha várias pessoas. O importante é não te desconcentrar, por exemplo, em uma biblioteca várias pessoas estudam e o clima é propicio para você. Um Parque também é um ótimo lugar para estudar.

              #03 – Parado ou em movimento?

              Estudar exige de você várias horas, só que nem todos conseguem ficar parados em um único lugar. Pessoas agitadas precisam estar se movimentando o tempo todo, tanto que para essas pessoas qualquer atividade que envolva movimento é desculpa para pararem de estudar. Por isso cada pessoa deve ter sua maneira de estudar veja a afirmativa que mais combina com você.

              • Sou do tipo tranquilo. Consigo passar várias horas em um mesmo local lendo um livro ou refletindo sobre minha vida.

              Se você é do tipo tranquilo então para você passar horas estudando sentado é muito fácil. Pessoas mais tranquilas não veem problema em ficarem paradas, para elas é muito mais fácil compreender e entender algo, quando estão confortáveis pensando sobre que estão estudando, eu mesmo às vezes deito no meu sofá para observar o céu.

              Local de estudos ideal para você: Qualquer lugar onde há uma cadeira confortável é seu local de estudos. Onde você possa ficar tranquilo lendo um livro e estudando um conteúdo. Bibliotecas, quarto, sala, varanda ou parque são ótimos lugares para você estudar tranquilo e pacato.

              • Sou do tipo agitado. Não consigo ficar parado, estou o tempo todo fazendo alguma coisa.

              Se você é mais agitado é difícil passar várias horas estudando sentado em uma mesma posição, por isso para você é diferente, você deve estudar em movimento. Pessoas desse tipo gostam de estar o tempo todo fazendo alguma coisa, tanto que isso se torna uma desculpa para deixar de estudar. Quando pegam um livro se sentem entediadas, e se alguém aparece com algo para fazer elas logo saem. Pessoas assim aprendem melhor quando estão se movimentando ou fazendo algo.

              Local de estudo ideal para você: Prefira lugares abertos onde você possa se movimentar. Estude escutando áudios enquanto caminha ou pratica alguma atividade física.

              Dica: Faça uma leitura de 20 minutos parado, e anote os principais pontos em um papel, em seguida caminhe no local onde você está, recitando em voz alta os pontos que você anotou, isso vai te ajudar a memorizar melhor.

              Seu local de estudos deve ser amplo e de preferência onde você se sinta livre.

              Certo, e como escolho meu local de estudos?

              Se você perceber esse pequeno texto vai muito mais além de apenas seu local de estudos físico, ele envolve também sua forma de estudar, qual a mais adequada para você. Para descobrir seu local de estudos é só pegar suas anotações responder as 3 perguntas a seguir

              1. Meu local de estudos é:
              2. Prefiro estudar:
              3. Sou uma pessoa do tipo:

              Veja o exemplo que eu fiz:

              Pronto, você já tem seu local de estudos definido e sua forma de estudar. Agora só depende de você, utilize o que você descobriu aqui para definir seu local de estudos. Pode ser seu quarto, biblioteca ou mesmo um parque o importante é que você tenha os resultado desejados. Só que antes de você já querer sair para estudar, aprenda como organizar seu local de estudo.

              Como organizar seu local de estudos

              Não basta apenas decidir qual seu local de estudos ideal, também é importante organizá-lo de maneira que te ajude a estudar melhor. Nesse tópico vou te ensinar como organizar corretamente seu local de estudos, desde onde você estuda até a seleção dos materiais necessários. Anote todas as informações importantes.

              Mesa, sofá ou cama?

              A primeira coisa é decidir onde você vai estudar, é em uma mesa? Sofá? Puf? Você precisa saber qual o local seu aprendizado rende mais. Não adianta eu dizer para você estudar em uma mesa se esse não for seu hábito, por exemplo, conheço pessoas que conseguem estudar muito bem em cima da cama (Obviamente que sentado, porque deitado o máximo que conseguiria é dormir), também existem aqueles que aprendem muito melhor sentados em um sofá.

              Onde você vai estudar? Se você ainda não sabe qual seu melhor local, faça um teste estude em lugares variados. Um dia você estuda na mesa, outro no sofá, outro na cama, outro em uma cadeira na varanda, outro sentado na rede, enfim, faça o teste e descubra seu local de estudos.

              Importante: Evite lugares onde você esteja tão confortável a ponto de cochilar, por exemplo, se for estudar na cama, estude sentado, pois se você deitar o que irá conseguir é dormir.

              O importante é que você tenha um local de estudos seu, se for uma mesa que ela seja exclusiva, se for em um banco do parque, torça para que ninguém sente nele, se for em um puf tenha ele no seu local de estudos. Isso te ajudará a manter o hábito.

              Passo a Passo para escolher o espaço ideal para estudar:

              1. Passe um dia estudando no sofá, outro na cama, outro na mesa, etc.
              2. Anote em seu caderno como foi seu rendimento em cada local.
              3. Escolha e torne permanente o espaço de estudo que você teve mais rendimento.

              Quais os materiais necessários para estudar?

              A maioria das pessoas adora comprar materiais de estudos. Tem gente que assim que sai um concurso novo corre para loja comprar mais materiais para estudar. Mas na verdade é você só precisa de uma caneta, seu livro ou computador e seu cérebro, o resto é resto.Estou dizendo isso porque quando você se enche de matérias para estudar, seu aprendizado fica confuso.

              Teve uma época da minha vida que eu deixava os marcadores verdes para citações, os rosas para teorias, caneta azul para comentários e caneta vermelha para reescrever trechos importantes. Pra que? A única coisa que consegui foi enrolar ainda mais para estudar, até que por fim fiquei apenas com uma lapiseira e pronto. É com ela que eu anoto, grifo, reescrevo e escrevo os comentários.

              Você pode perguntar, “mas Leandro eu gosto de desenhar e fazer gráficos coloridos nas minhas anotações.” Nesse caso é livre, mas só quando você for montar mapas mentais e esquemas visuais, caso contrário não é necessário. Você não precisa de um arsenal de canetas, marcadores e lápis sempre perto. Guarde-os em um estojo e só use quando você for montar seus gráficos e mapas mentais, pois ai funciona como uma pequena revisão.

              Checklist de materiais para estudar

              • 1 Caneta azul ou preta para grifar, anotar e escrever.
              • Livro ou apostila. (Evite deixar vários livros perto, tenha só o necessário.)
              • Bloco de anotações ou caderno.
              • Garrafa de água ou copo. (A garrafa faz você ganhar tempo)
              • Computador ou smartphone somente quando você tiver uma vídeo aula para assistir ou uma apostila em PDF para estudar.

              Checklist de materiais para manter longe.

              • Deixe seu smartphone em outro cômodo ou com uma pessoa, para que você não o pegue.
              • Desligue e desmonte seu computador caso seja de mesa ou peça para alguém esconder seu notebook.
              • Afaste todo material inútil para seu aprendizado como revistas, livros ou cadernos que não tenham nada ver com seu tema.

              Silencio na hora de estudar é importante?

              Mais uma vez, tudo depende de como fica sua concentração quando há alguns barulhos. Tem pessoas que gostam de silencio absoluto, já outros preferem um ruído de fundo. Caso você ainda não saiba, para descobrir deverá testar.

              Uma coisa é certa, dificilmente você conseguirá se concentrar em locais onde há um grande número de conversas, a menos que você esteja acostumado. Uma das coisas que mais distraem a mente humana são as conversas (a voz), ainda mais se o assunto nos interessa rapidamente sua mente passa a se concentrar na conversa.

              Eu mesmo não me importo com barulhos, desde que não sejam conversas ou pessoas caminhando isso me tira a concentração. Por exemplo, para escrever este texto agora estou com uma música em meus fones, isso não desconcentra, pelo contrário eu fico ainda mais concentrado.

              Como eu mencionei anteriormente, faça testes. Não é porque seu amigo consegue estudar escutando música que você também consegue, faça somente aquilo que torne seu estudo e aprendizado mais fácil e eficaz.

              Passo a passo para verificar se você prefere estudar em silencio.

              • Faça um teste, um dia estude em pleno silencio e no outro dia estude com alguma música de fundo, de preferência musica calma e instrumental.
              • Verifique seu desempenho em cada dia.
              • O dia que você teve mais desempenho será a sua forma de estudar, em silencio ou com alguma música de fundo.

              Como se organizar para estudar quando não há um local de estudo fixo.

              Quem trabalha ou tem uma rotina que não permita ficar em apenas um local tem um sério problema com relação ao local de estudo. A boa notícia é que nós sempre somos capazes de nos adaptarmos não importa a circunstância. Vou te ensinar agora como se organizar para estudar, mesmo sem um local de estudos fixo.

              Rotina

              A primeira coisa é definir sua rotina, onde você está em cada dia da semana? Eu por exemplo nas segundas durmo em uma escola, de terça a quinta durmo em outra escola e de sexta a domingo estou em casa, e como faço para me organizar? É simples, eu defino minha rotina.

              Toda segunda eu já tenho um mesmo canto onde realizo meus estudos, de terça a quinta estou sempre na mesma sala e em casa a mesma coisa. Não é porque você não tem um local de estudos fixo que você não pode estabelecer seu local de estudo.

              Se você só consegue estudar no seu trabalho, você terá que estabelecer um local onde você possa estudar sempre. Esse local deve ser só seu, para que você desenvolva a rotina de estudar sempre no mesmo local. Estudar sempre no mesmo local reforça os bons hábitos de estudar.

              Caso você ainda não tenha lido recomendo a leitura de como desenvolver o hábito de estudos que vai te ajudar a definir seus horários de estudos.

              Passo a passo para definir seu local de estudos móvel.

              • Defina seus horários conforme ensinei no artigo sobre os hábitos de estudo.
              • Defina os locais onde você estará em cada dia ou horários.
              • Defina seus locais de estudos, conforme ensinei acima, defina seu local de estudo a sua maneira.

              Materiais de estudo

              Quando você definir corretamente sua rotina você terá um ideia clara de onde você estará em cada dia da semana. Dessa forma você consegue definir quais os materiais você deverá levar. Por exemplo, digamos que sua rotina esteja definida que segunda e terça você está fora e o resto da semana ficará em casa, então você precisa separar seus materiais como apostilas, cadernos e objetos para serem usados nesses dias.

              Não adianta você andar com 10 kilos de apostila na mochila, leve somente o necessário e evite levar coisas que você não tem certeza que vai usar. Leve só o essencial. As apostilas que você precisa estudar no dia, seu caderno e sua caneta só. Deixe uma mochila só para esses materiais e que esteja sempre pronta para você levar.

              Passo a passo para materiais de estudos em locais moveis

              • Selecione os materiais a serem usados nos dias que você estiver fora. Caso tenha dúvida veja o checklist logo acima.
              • Deixe uma mochila exclusiva batizada de “Mochila dos estudos”. Essa mochila conterá somente o material que você vai usar para estudar.
              • Tenha uma rotina pronta e deixe preparada sua mochila com antecedência.

              Finalizando…

              Chegamos ao final de mais um artigo. Nesse texto procurei te ensinar alguns pontos importantes sobre os locais de estudo, e a importância de você ter seu próprio local de acordo com suas necessidades e características. Procurei fugir do padrão, mesa, silêncio e livro, pois sei que cada um tem sua maneira de estudar.

              Conheço pessoas que só conseguem estudar sentados na cama com a televisão ligada, outros que só estudam com Metal no último volume, inclusive gente que só consegue estudar no carro, enfim, tudo é válido desde que você tenha um aprendizado eficaz, isso é o mais importante.

              Agora que você terminou de ler este artigo coloque em prática o que você aprendeu aqui e estabeleça seu local de estudos agora mesmo.

              Próximos passos

              • Defina seu local de estudos de acordo com os tópicos #01, #02 e #03.
              • Organize corretamente seu local de estudos.
              • Defina sua forma de estudar.
              • Deixe um comentário informando a todos qual o local de estudos é o melhor para você.
              • Comece a estudar já!

              E ai? Gostou do texto? Então clique abaixo e compartilhe com algum amigo que também está precisando definir seu local de estudos. Obrigado e abraços. 

               

              FONTE:

              Artigo desenvolvido pelo projeto Estudar e Aprender, criado pelo Professor Piccini para ajudar todas as pessoas que estão com dificuldades no aprendizado. Saida mais sobre o projeto aqui

               
              MelhorEscola.net

              Estamos construindo um grande banco de dados com avaliações e depoimentos de pais e alunos sobre as escolas brasileiras. Participe! ;)

              O uso deste site implica na aceitação total do Termo de Uso. © Copyright 2015 - MelhorEscola.NET