Funcional Kids: o que é e qual a importância?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

No mundo atual, onde a tecnologia e a vida sedentária muitas vezes dominam o cotidiano das crianças, é essencial promover atividades físicas. Afinal, o exercício físico não apenas estimula o desenvolvimento motor, mas também fortalece aspectos cognitivos, emocionais e sociais.

| + Como conseguir uma Bolsa de Estudo no programa do Melhor Escola?

Uma abordagem que tem ganhado destaque é o funcional kids, uma prática que busca integrar movimentos funcionais, jogos e brincadeiras para promover um desenvolvimento infantil completo. Neste artigo, exploraremos o que é o Funcional Kids e qual a sua importância para o desenvolvimento das crianças. Continue a leitura!

O que é o Funcional Kids?

O funcional kids é uma modalidade de atividade física direcionada especificamente para crianças, baseada nos princípios do treinamento funcional. Ele combina uma variedade de exercícios que se assemelham a movimentos naturais do corpo humano, como pular, correr, agachar, empurrar e puxar, com elementos lúdicos e desafios adequados à faixa etária das crianças.

O exercício do Funcional Kids geralmente é conduzido por profissionais qualificados, como educadores físicos ou personal trainers especializados em treinamento infantil. Além disso, nas escolas, é muito comum que essa prática seja aplicada como atividade extracurricular.

Leia também: + Como integrar o esporte à rotina de estudos?

A Importância do Funcional Kids

A atividade física é essencial para a vida de todos e, se ensinada desde cedo, pode trazer inúmeros benefícios à saúde. Por isso, vamos mostrar qual a importância do funcional kids:

Desenvolvimento Motor:

O funcional kids ajuda a desenvolver habilidades motoras fundamentais, como coordenação, equilíbrio, agilidade e força. Ao praticar uma variedade de movimentos funcionais, os pequenos desenvolvem melhor controle sobre seus corpos e se tornam mais aptos em diversas atividades físicas.

Prevenção de Lesões:

Ao aprenderem a realizar movimentos corretos e funcionais desde cedo, as crianças reduzem o risco de lesões relacionadas à má postura ou movimentos inadequados. Isso é importante em um mundo onde o sedentarismo e o uso excessivo de dispositivos eletrônicos podem contribuir para problemas posturais.

Estímulo Cognitivo:

O funcional kids não se limita apenas ao aspecto físico, mas também estimula o cérebro das crianças. Não é atoa que os desafios e atividades propostos durante as aulas exigem concentração, raciocínio e resolução de problemas, promovendo assim o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Socialização e Cooperação:

As aulas dessa atividade geralmente são realizadas em grupo, proporcionando às crianças a oportunidade de interagir e socializar com os colegas. Dessa forma, trabalhar em equipe, cooperar e aprender a respeitar as regras são habilidades importantes que podem ser desenvolvidas por meio dessa prática.

Promoção da Saúde Mental:

A atividade física regular, como a praticada no funcional kids, tem sido associada a uma melhor saúde mental em crianças. O exercício libera endorfinas, neurotransmissores responsáveis por promover sentimentos de bem-estar e reduzir o estresse e a ansiedade.