Habilidades de comunicação e conhecimento geral para crianças da pré-escola

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

As crianças podem desenvolver as competências linguísticas quando têm oportunidade de falar, ouvir e usar a linguagem para resolver problemas e aprender sobre o mundo. Muito antes de a criança entrar na escola, você pode fazer muitas coisas para ajudá-la a desenvolver habilidades de comunicação:

1 - Dê oportunidade para seu filho brincar

As crianças aprendem brincando. Este é o caminho natural para elas explorarem, desenvolverem a criatividade e as habilidades sociais. Além disso, elas podem aprender sobre cores, números, geometria, formas e equilíbrio.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80% de desconto

Brincar também ajuda os pequenos a aprenderem como contarem histórias e a como resolver problemas. Por exemplo, jogando xadrez, a criança deve descobrir como sair de uma emboscada com as peças que estão disponíveis.

2 - Apoie e oriente o seu filho enquanto ele aprende uma nova atividade

Pais podem ajudar as crianças a aprender a fazer coisas novas orientando os seus esforços. Por exemplo, quando você e seu filho estiverem montando um quebra-cabeça, você pode apontar para uma peça e dizer: "Eu acho que essa é a peça que precisamos para este espaço. Por que você não tenta?"

Então, a criança deve pegar a peça e colocá-la corretamente. Assim, à medida que a criança torna-se mais consciente de como as peças se encaixam no quebra-cabeça, você pode gradualmente retirar seu apoio.

3 - Converse com seu filho desde o nascimento

Seu bebê precisa ouvir a sua voz. Vozes de uma televisão ou de rádio não podem tomar o lugar da sua, porque elas não respondem aos assobios e balbucios de seu bebê. Seu filho precisa saber que quando faz um certo som, por exemplo, "mamamamamama", sua mãe vai responder. Quanto mais falar com seu bebê, mais ele vai aprender e mais ele vai desenvolver habilidades de comunicação.

Atividades cotidianas oferecem oportunidades para conversar, às vezes em detalhes, sobre o que está acontecendo ao redor da criança. Enquanto você dá banho em seu filho, pode dizer: "Primeiro vamos colocar a tampa para encher a banheira. Agora vamos ligar a água. Você quer o seu pato de borracha? Isso é uma boa ideia. Olha, o pato é amarelo, como o pato de borracha que vimos no shopping. "

4 - Escute o seu filho

As crianças têm seus próprios pensamentos e sentimentos, alegrias e tristezas, esperanças e medos. Enquanto as habilidades de comunicação de seu filho se desenvolvem, incentive-o a falar sobre seus pensamentos e sentimentos.

Nesse sentido, ouvir é a melhor maneira de aprender o que está na mente da criança e descobrir o que ela sabe, o que não sabe e como ela pensa e aprende. Isso também mostra aos pequenos que os sentimentos e pensamentos delas são valiosos.

5 - Faça perguntas ao seu filho

Realize perguntas que exigem respostas mais elaboradas que um "sim" ou "não". Se, enquanto você anda com seu bebê em um parque, ele pega folhas, você pode apontar como as folhas são as mesmas e como elas são diferentes. Com uma criança mais velha, você pode perguntar: "Além de folhas, o que mais cresce em árvores?"