O que alunos, pais e professores acham do fechamento das escolas estaduais em São Paulo?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

O fechamento de escolas estaduais é um dos assuntos mais falados atualmente. Em 28 de outubro o Governo de São Paulo anunciou uma reorganização na rede estadual de ensino. A reorganização, segundo a Secretaria de Educação, visa equilibrar a demanda e oferta de vagas no estado e separar os ciclo de ensino em diferentes escolas - ensino fundamental 1 (1º ao 5ºano), ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano) e ensino médio.

A reorganização significa fechar 93 escolas. Os imóveis desocupados seriam então usados para outros fins (segundo a Secretaria de Educação 66 dos prédios seriam transferidos para a rede municipal de ensino ou para o ensino técnico).

Os argumentos a favor da mudança são de que o número de alunos na rede estadual atualmente é muito inferior ao número de 16 anos atrás (2,2 milhões a menos de alunos) e de que a reorganização escolar pode causar algum transtorno à população num primeiro momento, mas a ideia é que ela seja benéfica no médio e longo prazos.

Do outro lado, os argumentos são de que a reorganização escolar quebra vínculos entre comunidade e escola, vai dificultar a vida dos estudantes (em termos de vagas, horários disponíveis e locomoção) e de que a decisão foi tomada entre quatro paredes sem a participação da comunidade escolar.

Queremos ouvir a opinião de pais, alunos e professores: Como são as escolas que a Secretaria de Educação de São Paulo quer fechar? Por que elas devem ou não devem ser fechadas?

Encontre sua escola e deixe sua opinião:

Lista de escolas ocupadas por estudantes no estado de São Paulo

Todas as escolas estaduais na cidade de São Paulo

Buscar escola do Brasil (rede pública ou privada)

Divulgue esse link para que alunos, ex-alunos, pais e professores das escolas ocupadas avaliem e deixem seu depoimento sobre as instituições de ensino e sobre a reorganização escolar promovida pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.