Pesquisa mapeia comportamento das crianças no Youtube

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

A plataforma de vídeos Youtube tem classificação etária de 18 anos, porém é comum que crianças e adolescentes tenham acesso aos mais diversos conteúdos publicados. E, segundo um levantamento da pesquisadora Luciana Corrêa, do ESPM Media Lab, é possível identificar 36 canais que abordam conteúdo direcionado ou consumido por crianças até os 12 anos, entre os 100 canais de maior audiência. Já levando em conta os 110 principais canais infantis, 39 deles são de games, 27 de youtubers jovens, 22 de programação de TV infantil, 14 de desenhos e musicais não disponíveis na TV, sete de unboxing (abertura de caixa de brinquedo e apresentação deste) e um canal educativo. Ainda de acordo com a pesquisadora, o conteúdo infantil da televisão está migrando para o Youtube e, da mesma forma que os adultos devem ter cuidado com o que os pequenos veem na TV, é importante monitorar o que é assistido na plataforma, uma vez que existe conteúdo não indicado para crianças.

Fontes:

Artigo desenvolvido pelo projeto NA MOCHILA, que em parceria com as escolas oferece uma revista por bimestre aos pais de alunos do ensino Infantil e Fundamental I. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.