Projeto Lancheira Saudável

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Quer preparar lanches bem nutritivos para colocar na lancheira das crianças? Uma boa aposta é a batata-doce, que é rica em nutrientes, vitamina A, E e C e minerais, fibras, além de ser fonte de ferro e potássio. A nutróloga Patricia Savoi Canineu explica que devemos investir em carboidratos de baixo índice glicêmico – que são os que liberam glicose de forma mais lenta na corrente sanguínea e dão mais saciedade.

A batata doce é ótima para as crianças que estão em constante fase de crescimento e precisam de energia. Além disso, é bem menos calórica que o arroz e a batata comum.

Que tal colocar a mão na massa – literalmente – e experimentar esta receita prática e saborosa? Depois de prontos, os pães podem ser congelados.

Pão de queijo saudável

100 g de batata doce cozida

2 ovos

2 claras

50 ml de água

150 g de ricota

Sal a gosto

200 g de polvilho azedo

1 colher de sopa de fermento em pó

1 colher de sopa de semente de chia

50 g de parmesão

Bata no liquidificador a batata doce, ovos, claras, água, ricota e sal. Quando a massa adquirir uma consistência cremosa, adicione os outros ingredientes e bata até a mistura ficar homogênea. Separe a massa em bolinhas do tamanho de sua preferência, distribua em uma assadeira untada com margarina e leve para assar em forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos ou até dourarem.

Pão de Batata Doce

2 batatas doce cozidas

1 ovo

1 colher de chá de sal (marinho é melhor ainda)

1 xícara e meia de polvilho azedo

1 colher (sopa) de azeite

1 colher (chá) de fermento

Deixe o forno pré-aquecido.

Amasse as batatas, acrescente o ovo, o azeite e o sal. Misture bem. Acrescente o polvilho e o fermento até não grudar mais. Faça os pãezinhos. Coloque em forma untada (de preferência com óleo de coco ou azeite) e asse em temperatura de 180-200 graus por 30 minutos.

Nossa fonte

Dra. Patrícia S.P.G. Canineu, da ENVIVA Consultoria e Comunicação em Saúde

Fonte:

Artigo desenvolvido pelo projeto NA MOCHILA, que em parceria com as escolas oferece uma revista por bimestre aos pais de alunos do ensino Infantil e Fundamental I.