Colegio Franciscano Sagrado Coracao De Jesus

Av Nilo Pecanha, 140 - Centro, Cabo Frio - RJ - Rio De Janeiro
4.6Fantástico

Qual a estrutura do Colegio Franciscano Sagrado Coracao De Jesus?

O Colegio Franciscano Sagrado Coracao De Jesus oferece toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus alunos, como por exemplo: Auditório, Laboratório de informática, Quadra Esportiva Coberta, Biblioteca, Quadra Esportiva Descoberta, Parquinho, Sala de leitura, Laboratório de ciências, Sala de professores, Pátio Descoberto, Banda larga, Internet, Lixo reciclável.

Sobre o Colegio Franciscano Sagrado Coracao De Jesus

A 18 de agosto de 1921 chegou a Cabo Frio, as Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus, com a intenção de abrir um externato para crianças de ambos os sexos. Assim surgiu mais uma casa da Congregação que teve como superiora a Madre Maria Teresa de Jesus e mais quatro companheiras de fundação: Irmã Maria Angélica, Irmã Maria do Carmo, Irmã Maria de São Leonardo e Irmã Maria Felicidade.

Instalaram-se numa casa da Avenida Assunção e lecionaram, durante algum tempo, numa parte do fórum da cidade.

A superiora, Madre Teresa de Jesus, adquiriu um terreno na Avenida Nilo Peçanha e providenciou a construção de um prédio, onde passou a funcionar o colégio, que continua até hoje.

Foi muito ajudada nesta obra, pelo Centro Salineiro e outras pessoas amigas da comunidade. Depois vieram aumentar o grupo, Irmã Maria Geralda, Irmã Maria Genoveva, Irmã Maria da Conceição, que depois foi superiora, e Irmã Maria Aparecida.

Em setembro de 1932, a Provincial, seguindo a opinião do visitador Pe. Allard, faz o pedido à Superiora Geral, para fechar o colégio de Cabo Frio.

As Irmãs trabalharam até o fim do ano letivo de 1932, quando se retiraram e o colégio passou a ser dirigido pelas Irmãs Franciscanas de Dillingen, alemãs, que mantêm outros colégios no estado do Rio de Janeiro. Assim 11 anos de lutas e dedicação, em prol da formação cristã da infância e da juventude foram interrompidos, mas a obra continuou com a sua sublime vocação de educar.

Nossa História

Colégio Franciscano Sagrado Coração de Jesus

Encerrado o ano letivo de 1946, as Irmãs Franciscanas de Dillengen comunicaram a sua retirada e as Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus voltaram para Cabo Frio e retomaram seus trabalhos e a direção do Colégio em 7 de fevereiro de 1947, tendo como superiora Madre Maria Felicidade e como professoras Irmã Maria Aparecida, Irmã Maria Madalena e Irmã Maria Cornélia (Irmã Célia Celina Álvares da Silva).

Neste período mantiveram o Curso Primário, misto da 1ª a 5ª séries, os cursos de Corte e Costura e de Datilografia.

Em vista dos novos recursos em educação e da necessidade de ministrá-los aos alunos, o Colégio, que passou a denominar-se Escola Sagrado Coração de Jesus, não se omitiu e, através de suas diretoras, trouxe novos cursos, aprimorando a educação.

O número de alunos aumentou e foi necessário reformar o prédio, construir uma ala de salas, uma quadra de esportes, o que deu um aspecto novo e imponente ao tão querido colégio "O SAGRADO", como todos na cidade o chamam e sentem-se orgulhosos em dizer que lá fizeram seus estudos.

Os anos passaram e o colégio foi se desenvolvendo. Hoje possui uma estrutura física que contempla: laboratório de ciências físicas e biológicas, laboratório de informática, ginásio de esportes, quadra externa, cantina, salas de aulas amplas e confortáveis com ar condicionado e datashow, prédio administrativo etc.

O colégio oferece Educação Infantil, Fundamental I e II e Médio. Possui atividades extracurriculares como: coral, aulas de robótica, escolinhas de futsal e handebol, judô, capoeira, teatro e catequese. Participa com destaque, de torneios esportivos na cidade de Cabo Frio, Rio de Janeiro e em outros Estados.

MISSÃO

“Promover o desenvolvimento acadêmico, social e espiritual, sem distinção de qualquer natureza, através da prestação de serviços educacionais, fundamentados nos princípios evangélicos e franciscanos, tendo o aluno como agente transformador. ”

VISÃO

“Ser referência na prestação de serviços educacionais pautados nos valores franciscanos. ”

VALORES

Simplicidade e humildade;

Alegria e cortesia;

Justiça e paz;

Fraternidade e participação;

Sinceridade e criatividade;

Responsabilidade e autonomia;

Solidariedade e compromisso com a ecologia;

Ética nas relações.

Qual a metodologia de ensino do Colegio Franciscano Sagrado Coracao De Jesus?

Sócio-Interacionista A metodologia é um conjunto de métodos e práticas adotados pela escola no processo de ensino e aprendizagem do aluno.

O Colegio Franciscano Sagrado Coracao De Jesus é bem avaliado?

O Colegio Franciscano Sagrado Coracao De Jesus é muito bem avaliado pelos pais, alunos e funcionários da instituição, reflexo do comprometimento com um ensino de qualidade que a escola oferece.

4.57/5.0
"Muito bom recomendo"
Antonio
Pai/Mãe06/07/2020
"O meu filho estuda no sagrado não tenho do que reclamar"
Alessandra
Pai/Mãe30/04/2020

Qual o endereço do Colegio Franciscano Sagrado Coracao De Jesus?

O Colegio Franciscano Sagrado Coracao De Jesus se localiza em: Av Nilo Pecanha, 140 - Centro, Cabo Frio - RJ. As informações de contato se encontram abaixo.