MelhorEscola.net

        Curta essa escola

        MelhorEscola.net

              Curta essa escola

              ESCOLA COMUNITÁRIA DE CAMPINAS
              Campinas, São Paulo

              4.8
              Rede Privada Rede Privada

              Ensino Infantil Ensino Ensino Infantil
              Ensino Fundamental I Ensino Ensino Fundamental I
              Ensino Fundamental II Ensino Ensino Fundamental II
              Ensino Médio Ensino Ensino Médio

              R Egberto Ferreira De Arruda Camargo, 650, Jardim Notre Dame
              CampinasSão Paulo
              CEP: 13092-621

              Email: ecc@ecc.br

              Telefone: (19) 3758-8500

              Avise-me quando abrir vagas na região

              Curta essa escola

              Publicidade:
              Publicidade:

              Sobre

              Há 35 anos a Comunitária mantém uma proposta educacional inovadora. É gerida por uma Sociedade sem fins lucrativos, em que pais, professores e funcionários...

              Há 35 anos a Comunitária mantém uma proposta educacional inovadora. É gerida por uma Sociedade sem fins lucrativos, em que pais, professores e funcionários são sócios. Cada parcela contribui com o todo, garantindo a autonomia da equipe pedagógica, a eficiência administrativa e uma gestão econômico-financeira responsável e equilibrada. A interdependência entre o administrativo e o pedagógico é legitimada pelo estatuto da Sociedade e pelas relações estabelecidas com base na cooperação, colaboração e respeito.

              A qualidade do ensino/aprendizagem relaciona-se às experiências e ao conhecimento construído: saber, saber fazer e ser. O conhecimento compõe uma rede de relações significativas, é contextualizado e trabalhado de forma interdisciplinar. O aluno desenvolve atitude de busca constante: pesquisa e analisa os dados, explicita seus pensamentos, depara-se com outras maneiras de pensar, fundamenta suas opiniões, lê criticamente a realidade, soluciona problemas, enfrenta desafios, cria alternativas... Forma a consciência de que estudar e aprender é uma prática da vida. Nossa metodologia oferece possibilidades de interação e construção para que o aluno, pelo pensamento e ação, desenvolva habilidades que compõem as competências imprescindíveis a sua vida.

              As novas tecnologias são ponte entre o conhecimento e os alunos. O professor fornece parâmetros que orientam o seu uso eficaz e ético, o que, na educação, faz toda a diferença.

              As artes realizam a formação estética e cultural: a sensibilidade complementa a racionalidade. O aluno vivencia modalidades artísticas: Artes Visuais e Corporais, Música, Teatro e Fotografia até o Ensino Fundamental e no Ensino Médio, Design, Cinema e Produções em Multimídia. A consciência corporal e o esporte são muito valorizados. Brincadia, Jogos da Primavera e Olimpíada são eventos anuais.

              Para a capacitação e a atualização do professor, há uma estrutura de formação: Colegiado Pedagógico, coordenadores de área e orientadores educacionais. Reuniões semanais viabilizam troca, discussão, planejamento e trabalho em grupo.

              A escola é espaço privilegiado para o conhecimento de si e do outro. Os princípios e valores norteiam as atitudes, através da compreensão crítica, convívio, afeto e percepção do outro. Nas relações cotidianas, vivencia-se o compromisso com as regras, resolução de conflitos, diálogo e consequências. As atividades solidárias, sociais e políticas integram o currículo.

              A avaliação é feita durante o processo para reorientar professor e aluno. As produções do aluno (atividades, trabalhos e provas) estão sob o olhar do professor; são avaliadas diante dos objetivos. Os simulados do ENEM e dos exames das principais universidades fornecem, também, parâmetros avaliativos.

              Atividades Extracurriculares

              A prática do Estudo do Meio nasceu com a própria ECC e vem sendo aprimorada e revista a cada ano. Além de ser um momento de grande riqueza do ponto de vista cognitivo, que nos...

              A prática do Estudo do Meio nasceu com a própria ECC e vem sendo aprimorada e revista a cada ano. Além de ser um momento de grande riqueza do ponto de vista cognitivo, que nos permite um contato direto com o nosso ponto de estudo formado um elo de ligação entre conceito teórico e a realidade, é também um momento rico de integração entre alunos e professores.

              Um Estudo do meio não pode ser confundido com um passeio ou excursão. Qualquer saída com os nossos alunos (da educação Infantil ao Ensino Médio) deve ser feita com a expectativa de adquirirmos grandes resultados, desde que seja muito bem preparada, considerando não apenas o aspecto da aprendizagem, mas também a sociabilização.

              Embora haja sempre uma inter-relação de diversas áreas, aqui na ECC o Estudo do Meio merece uma atenção especial dos núcleos de Geografia e História, que consideram “ amostra de algo maior” - uma amostra significativa da realidade, através da qual o professor consegue garantir junto aos alunos uma relação do conteúdo estudado frente a outros contextos, resgatando no campo conceitos trabalhados durante o ano todo.

              Preparar um Estudo do Meio é difícil e laborioso, exigindo um planejamento em várias etapas: a escolha e o reconhecimento do local, as áreas envolvidas, a seleção do conteúdo, a orientação e preparo dos alunos com relação a posturas, atitudes e regras do grupo; o preparo dos professores que vão e dos que aqui ficam, procurando garantir a normalidade das aulas nas outras classes.

              A integração e disponibilidade da nossa equipe de professores, aliada à seriedade e valorização desse trabalho, bem como à compreensão e confiança depositada pelos pais, têm permitido aos nossos alunos repetirem essa experiência (com novos enfoques e novos conteúdos) em todos os cursos, proporcionando-lhes, sem sombra de dúvidas, uma grande soma de conhecimentos e experiências para a vida toda.

              2 - Exposições


              Com o objetivo de valorizar os trabalhos produzidos pelos alunos, a Escola realiza diversas exposições ao longo do ano letivo - trabalhos de arte, de literatura, fotografias, maquetes, exposições de trabalhos realizados em sala de aula e em estudos do meio. A intenção é mostrar o que é feito nos diversos cursos e estimular expositores e visitantes, incentivando a apreciação e elevando o conhecimento.

              3 - Teatro

              Desde cedo, as crianças têm oportunidade de entrar em contato com o teatro na Escola. As peças são cuidadosamente selecionadas pelos professores. Algumas vezes, os alunos é que vão ao teatro, acompanhados pelos professores. No curso de Ciclos I e II, os alunos já começam a fazer os seus primeiros ensaios artísticos e a apresentá-los à própria classe ou a alunos de outras classes.
              Os alunos passam a ter um contato maior com o teatro. O trabalho funciona como uma espécie de laboratório, em que têm oportunidade de ampliar conhecimentos e analisar o seu trabalho.

              4 - Olímpiada e Jogos da Primavera

              A idéia de uma Olimpíada surgiu depois de várias conversas entre o Núcleo de Educação Física e a Coordenação Pedagógica, que já vinham percebendo a necessidade de promover alguma atividade especial aqui na Escola, ligada a essa área , que pudesse envolver a todos de forma não acadêmica.

              Em 1990, foi realizada a I Olimpíada Comunitária, entre alunos de 5ª série a 2º Grau, superando todas as expectativas. A participação e o interesse dos alunos, aliados ao incentivo e companheirismo dos professores e funcionários da Escola, vieram comprovar a importância do evento, que passaria então a fazer parte do calendário da ECC, repetindo-se a cada ano.

              A partir daí, os alunos do 2ºs ao 5ºs anos, que acompanhavam toda a movimentação da Escola, demonstraram um grande desejo de participar também dessas atividades. Novamente a equipe se reuniu e, pensando nos objetivos mais específicos desse curso, decidiu criar os Jogos da Primavera, destinado especialmente aos alunos de 2ºs ao 5ºs anos, que antecederia a Olimpíada.

              A preparação dos dois eventos requer um cuidado todo especial da equipe, que avalia as experiências anteriores, revê e atualiza os seus objetivos, considerando que “a Escola, e em especial a quadra de esportes, deve ser exemplo de democracia, mesmo porque não nos interessa a criação de modelos atléticos nem heróis recordistas na instituição escolar” (reflexão de Fanny Abramovich).

              Sociedade Comunitária

              Sociedade Comunitária de Educação e Cultura - Uma escolha consciente... Ao escolhermos a Escola Comunitária para a educação de nossos filhos, optamos...

              Sociedade Comunitária de Educação e Cultura - Uma escolha consciente...
              Ao escolhermos a Escola Comunitária para a educação de nossos filhos, optamos não apenas por uma filosofia de ensino-aprendizagem, mas também pela sociedade que lhe dá suporte - a Sociedade Comunitária
              de Educação e Cultura (SCEC).

              Criada por um grupo de pais e educadores, a fim de viabilizar uma proposta pedagógica fundamentada numa concepção filosófica, a SCEC possui o seu próprio estatuto. Fundada e constituída a 07 de novembro de 1977, por tempo indeterminado e sob a forma de Sociedade Civil, a SCEC é gerida pela Assembléia Geral dos Sócios, que ocorre, ordinariamente, duas vezes ao ano e extraordinariamente, quando necessário.

              Subordinada a ela, funciona o Conselho Comunitário, que é o principal fórum de debates sobre as questões fundamentais da Sociedade. O Conselho, congregando todos os setores da Sociedade, se reúne mensalmente, sendo constituído por representantes de pais, professores, funcionários e alunos.

              A estrutura administrativa da ECC é formada por uma diretoria não remunerada, eleita em Assembléia, composta de 06 diretores (04 pais e 02 professores). O Conselho Administrativo, além de ser responsável pelo encaminhamento dos trabalhos específicos, decididos com base nos parâmetros definidos no Conselho Comunitário e na Assembléia Geral dos sócios, deve coordenar e orientar os trabalhos das Comissões Operacionais.

              + Mais


              Número de alunos

              Ensino Infantil: 322

              Ensino Fundamental I: 716

              Ensino Fundamental II: 473

              Ensino Médio: 253

              Fonte: Censo Escolar 2016


              Estrutura

              Acessibilidade
              Parque infantil
              Biblioteca
              Quadra de esportes descoberta
              Internet
              Quadra de esportes coberta
              Internet Banda Larga
              Laboratório de ciências
              Laboratório de informática

              Fonte: Censo Escolar 2016


              Indicadores

              Média Geral no ENEM

              Escola

              661,5

              Município

              605,3

              Brasil

              570,3

              As comparações com a média das escolas da cidade, estado e Brasil consideram a Rede privada de Ensino.

               Escola

               Município

               Brasil

              Média no ENEM por disciplina

              663,6

              625,2

              599,4

              Ciências Humanas

              628,1

              564,0

              530,1

              Ciências da Natureza

              612,9

              577,3

              549,7

              Linguagens e Códigos

              711,8

              600,4

              546,0

              Matemática

              691,0

              659,5

              626,3

              Redação

              Média de alunos por turma

              18,1

              13,4

              13,4

              Infantil

              27,4

              21,8

              20,2

              Fundamental

              28,2

              29,7

              28,5

              Médio

              Percentual de docentes com nível superior

              95,5%

              74,2%

              49,6%

              Infantil

              98,9%

              86,8%

              73,8%

              Fundamental

              100%

              92,1%

              90,7%

              Médio

              Média de horas de aula por dia

              4,3

              6,9

              6,0

              Infantil

              5,0

              4,8

              4,6

              Fundamental

              5,8

              5,6

              5,4

              Médio

              Taxa de reprovação

              1,9%

              2,6%

              2,8%

              Fundamental

              0,8%

              5,3%

              5,1%

              Médio

              Veja todos os indicadores educacionais da escola

              Fonte: Enem 2015.

               

               



              Publicidade:

              Depoimentos e Avaliações

              Clique e deixe seu depoimento


              Toque nas estrelas para avaliar cada item.

              Motivação dos estudantes

              A escola consegue engajar os alunos no aprendizado? Os alunos mantêm um bom ambiente na sala de aula?


              Para avaliar a escola é necessário dar notas em todos os critérios.

              Estrutura física da escola

              Como são as instalações? Há laboratórios, biblioteca e espaço para a prática de atividades físicas? As instalações estão em boas condições?


              Para avaliar a escola é necessário dar notas em todos os critérios.

              Participação da comunidade

              Os pais estão envolvidos na vida escolar dos filhos? Pais e alunos participam das decisões da escola? Se sentem responsáveis pela escola?


              Para avaliar a escola é necessário dar notas em todos os critérios.

              Preparação para o vestibular

              A escola consegue preparar bem seus alunos para o vestibular?


              Para avaliar a escola é necessário dar notas em todos os critérios.

              Desenvolvimento socioemocional

              Os alunos são desenvolvidos em habilidades como perseverança, paciência, trabalho em equipe, auto-avaliação, saber se expressar, participação ativa na sociedade etc?


              Para avaliar a escola é necessário dar notas em todos os critérios.

              Seus dados



              Relação com a Escola


              Por favor informe o valor atual de pelo menos uma das mensalidades abaixo:




              Seu depoimento foi submetido para aprovação.
              Compartilhe essa página de avaliação e copie os interessados =).

              Obrigado por avaliar Escola Comunitária De Campinas no MelhorEscola.Net! Com a ajuda de pais, alunos e professores estamos criando uma grande banco de dados com informações das escolas brasileiras.

              Outra informação que nossos usuários acham muito importante é o valor da mensalidade das escolas. Por isso, caso você saiba o valor da mensalidade da escola e quiser nos ajudar a construir esse grande banco de dados, por favor os insira seguir.




              Paulo gaiolla – Ex-aluno(a)

              Sou ex aluno e grato por todo ensinamento. Humano e educacional. A escola foi essencial no meu crescimento profissional atual.

              23/09/2016



              Publicidade:

              Escola particular com bolsa de estudo na sua região

              Criança E Cia Bercario E Escola Infantil

              Ensino Infantil

              R Doutor Quirino, Centro,
              Campinas – São Paulo


              (0)

              Leia Mais ‣

              Bolsa
              de Estudo

              Escola De Educação Infantil Patati Patata

              Ensino Infantil

              Ribeirão Bonito, Jardim Do Trevo,
              Campinas – São Paulo


              (0)

              Leia Mais ‣

              Bolsa
              de Estudo

              Escola De Educação Infantil Adna Azenha

              Ensino Infantil

              Rua São Carlos, Vila Industrial,
              Campinas – São Paulo


              (0)

              Leia Mais ‣

              Bolsa
              de Estudo

              MelhorEscola.net

              Estamos construindo um grande banco de dados com avaliações e depoimentos de pais e alunos sobre as escolas brasileiras. Participe! ;)

              O uso deste site implica na aceitação total do Termo de Uso. © Copyright 2017 - MelhorEscola.NET

              Para receber informações dessa e de outras escolas da região em seu email por favor preencha abaixo:



              O nome é necessário


              O telefone é necessário


              O email é necessário


              A idade é necessária


              X

              Cadastros de interesse de bolsa

              Esta escola ainda não é parceira de bolsa do MelhorEscola.Net. Veja aqui escolas perto de você com bolsas de estudo disponíveis. Ou preencha o cadastro abaixo que entraremos em contato com a escola para solicitar uma bolsa de estudo para você.




              Campo necessário


              Campo necessário


              Email inválido


              Campo necessário


              Campo necessário


              Campo necessário



              Campo necessário


              Campo necessário