MelhorEscola.net

        Curta essa escola

        MelhorEscola.net

              Curta essa escola

              Os desafios da atuação do professor

              Vivemos no mundo da informação, hoje tudo pode ser compartilhado e num piscar de olhos a informação está ao alcance de milhares de pessoas. A educação também está vivenciando estas mudanças e procurando se reinventar, pensar neste novo modelo de comunicação é um grande desafio.

              O professor está no centro de todas estas mudanças, e surgem a todo momento novas ferramentas que estão sendo incorporadas as suas práticas de ensino. Ele procura desempenhar o melhor possível seu papel na formação integral dos estudantes e utilizava até alguns anos atrás somente sua intuição, a experiência de ensaio e erro e seu conhecimento (autodidata); neste tempo foram acrescentadas ao seu referencial novas formas de comunicação, as chamadas tecnologias da informação e comunicação (TICs), ele assiste também o aumento crescente dessas tecnologias.

              As tecnologias da informação e comunicação apresentam muitas oportunidades e espera-se num futuro não muito distante que todos tenham acesso por meio da Internet a materiais pedagógicos virtuais, cursos não presenciais, acesso a bibliotecas na nuvem, banco de dados compartilhados, blogs, grupos de discussão, etc. todos estes fatores favorecem a universalização da aprendizagem em qualquer nível, estas ferramentas bem utilizadas na área pedagógica possibilitam o desenvolvimento de qualquer nação.

              Há muitos debates sobre educação, mas a literatura sobre o assunto mostra que o mestre que aprende bem e está sempre buscando conhecimento, pode contribuir efetivamente com a aprendizagem do aluno. Atualmente a educação requer habilidades cognitivas mais complexas do que as exploradas tradicionalmente.

              O educador deve selecionar as melhores estratégias e recursos de aprendizagem, pois nesta nova fase ele irá criar novos modelos de aprendizagem para auxiliar seus alunos, por outro lado ele irá avaliar suas novas funções e irá atuar como mediador, ativador, articulador e orientador da aprendizagem. Na verdade ele será também um facilitador do processo de aprendizagem, podendo também sugerir os conteúdos, vivências na sala de aula, busca de informações, enfim proporcionar situações que ofereçam novos problemas e soluções.

              Articular a gestão do ambiente na sala de aula e utilizar os recursos da tecnologia exigirá novas habilidades, mas quais são estes recursos? Multimídia(vídeos, áudios, animações, simulações, imagens, outros), interação e comunicação (fóruns, blogs, chat, outros), acesso às informações e conhecimento (cursos, links, materiais de estudo, notícias educacionais e aulas) e outras  ferramentas colaborativas para criação de sugestões de aulas para enriquecer a atuação do educador e contribuir para a aprendizagem.  As redes sociais também foram e são usadas, mas devem ser cuidadosamente pensadas, temos uma situação em que o professor de matemática (9º. ano) colocava alguns exercícios extras de matemática para sua turma estudar em casa em sua rede social, mas as crianças ficavam até altas horas da noite tentando resolver as questões e não conseguiam acordar pela manhã e ir para escola.

              A gestão escolar também deve favorecer o papel do professor quanto a sua missão no processo de aprendizagem de seus alunos.  A gestão é fundamental e deve fornecer ferramentas que possibilitem ao mestre ficar focado na sua principal função, dessa forma, o Diário do Professor deve ser on line, permitindo que ele acesse do smartphone, tablet  ou computador local.

              A tecnologia é fundamental para melhorar os processos de gestão da escola, ela possibilita a troca de informações completas e precisas entre os setores e colaboradores, aumenta a confiabilidade dos dados gerados e permite integrar e agilizar os processos. Temos vários sistemas que ajudarão o gestor, e um muito interessante é o ACADESC – Software de Gestão Escolar.

              O ACADESC está integrado com os sistemas: “Apoio aos Pais” e “Diário do Professor”, estas ferramentas são imprescindíveis na Escola, a primeira permite a comunicação com os pais (Boletim, comunicados, boletos de pagamento, etc.) e a segunda é o Diário que permite ao professor lançar as notas, conteúdo programático e frequência na nuvem, de qualquer local ou equipamento. A Secretaria e o Financeiro trabalham de forma colaborativa permitindo uma excelente organização dos dados da Escola.

              “APOIO AOS PAIS” - É um sistema web que permite ao gestor escolar a comunicação com os pais, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. A gestão pedagógica e área financeira passarão a ter alto desempenho. Os itens que compõe este módulo são: Comunicados (eventos da escola, trabalhos escolares, atividades práticas, etc.), Ocorrências (pedagógicas e médicas), Ficha Financeira (pagamentos realizados e em aberto), Boletos de Pagamento, Declaração para fins de Imposto de Renda, Avaliações (provas e trabalhos) e Média (por disciplina).

              DIÁRIO DO PROFESSOR - O professor irá trabalhar na nuvem e acessar o sistema através de login e senha (com seu smartphone, tablet ou computador), ao iniciar a aula ele irá lançar a frequência e já insere o conteúdo programático.

              Poderá também lançar as notas dos trabalhos no mesmo momento em que realiza a avaliação, sem perder tempo, depois é só fechar o diário.  As fórmulas para cálculo da média poderão ser criadas e organizadas de acordo com cada componente curricular com flexibilidade e praticidade.

              Os pais acompanharão o desempenho de seus filhos através do “Apoio aos Pais”, logo após o mestre lançar as notas/frequências os pais já estarão visualizando as informações, simples, prático e rápido, como deveria ser para qualquer instituição de ensino.

              Para conhecer mais sobre o Acadesc, acesse: www.acadesc.com.br

              Lilian Cavalcanti é gestora e psicóloga, escreve para sites e revistas, é responsável por grande parte da gestão do ACADESC – Software de Gestão Escolar.

              MelhorEscola.net

              Estamos construindo um grande banco de dados com avaliações e depoimentos de pais e alunos sobre as escolas brasileiras. Participe! ;)

              O uso deste site implica na aceitação total do Termo de Uso. © Copyright 2017 - MelhorEscola.NET